Acerca de Nós!

A minha foto
Se tiveres alguma dúvida contacta-nos: magdaesandra.click@gmail.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biometria - A Proteger o seu futuro

O humano é um ser que vive em sociedade, ou seja, não nasce para ser sozinho. No dia-a-dia dependemos uns dos outros para qualquer situação. O problema é que não nascemos programados para nos limitarmos apenas às nossas funções, do mesmo modo que não nascemos para aceitar o mundo do jeito que ele é. No fundo, cada pessoa prioriza seus próprios interesses e algumas não hesitam em prejudicar os outros para alcançar seus objetivos. Logo, o humano não é confiável. Assim, há tempos que se faz necessário o uso de mecanismos para restringir o acesso a determinados lugares ou serviços, por exemplo. Como nada é 100% eficiente, a busca pela solução perfeita é contínua. Uma das idéias mais promissoras de que surgiu é o uso da  Biometria. A identificação por impressão digital é uma das formas mais conhecidas e difundidas de biometria. Devido a sua consistência e individualidade, a impressão digital vem sendo utilizada para identificação por mais de um século; recentemente sendo automatizada devido aos avanços da informática.

A palavra vem do grego: bios (vida) metron (medida). Trata-se de um estudo estatístico das qualidades comportamentais e físicas do ser humano. Na era do acesso e principalmente do controle dele, biometria virou sinônimo de instrumento de segurança. Hoje, o termo refere-se principalmente ao uso do corpo (impressões digitais, por exemplo) em mecanismos de identificação.
Segundo o dicionário "Michaelis", biometria é a ciência da aplicação de métodos de estatística quantitativa a fatos biológicos. Apesar de carregar um discurso cheio de "tecnologês", o conceito é tão velho e básico quanto à capacidade do homem de distinguir seus semelhantes fisicamente. No caso da identificação biométrica, porém, delega-se a função de diferenciar a uma máquina.
O termo Biometria faz referência a um sistema automatizado que pode identificar uma pessoa mediante características físicas e/ou comportamentais, comparando-as com aquelas que estão registradas. Por outras palavras, em vez de utilizar cartões de identificação pessoal, cartões magnéticos, códigos ou palavras passe, a biometria pode identificar a impressão digital, cara, íris, palma da mão, assinatura, código genético ou a retina de qualquer indivíduo de forma simples


Atualmente, podemos comercializar e administrar informação pessoal assim como informação comercial através de dispositivos como PDAs, telefones móveis ou PCs. Na verdade, esta informação digitalizada está exposta a riscos, como perdas ou roubos, pelo que continuamente se procuram soluções para estes problemas.
Como resposta, diferentes tecnologias têm sido desenvolvidas, mas foi a BIOMETRIA entre todas elas, a que se destacou como a mais fiável, contendo vantagens importantes para quem está à procura da segurança.
Os sistemas biométricos têm dois modos de funcionamento:
  • Sistema de Verificação/Autenticação
  • Sistema de Identificação
Ambos os tipos de sistemas têm uma fase em comum, a fase de registo. Nesta fase é fornecido a característica biométrica a ser utilizada pelo sistema, a partir desta é gerado um template que será utilizado posteriormente para permitir ou vetar o acesso ao sistema ao utilizador.

O template é uma representação digital de uma característica física, sendo normalmente composto por um conjunto de caracteres alfanuméricos que descrevem segundo os algoritmos biométricos, uma forma simples e compacta de representação.

1 comentário: