Acerca de Nós!

A minha foto
Se tiveres alguma dúvida contacta-nos: magdaesandra.click@gmail.com

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Características do formato Vetorial

SVG- Scalable Vector Graphics
SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
O formato SVG, neste momento, permite três tipos de objetos gráficos:
  • formas geométricas vetoriais (isto é, linhas e curvas descritas matematicamente, ao contrário das imagens bitmap compostas por pixels)
  • imagens raster / bitmap
  • texto
Quanto ao armazenamento, as imagens no formato SVG podem ser gravadas com a compressão gzip, sem perda de dados , podendo-se chamar neste caso, ficheiros SVGZ (assim como a extensão). Devido ao XML conter muitos dados redundantes, pode ser comprimido, resultando em ficheiros bastante menores. No entanto muitas vezes, o formato SVG já é por si menor que a sua versão em raster.

SXD - OpenOffice.org DRAW
Formato do OpenOffice.org DRAW. O Formato permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.
Provavelmente esse formato entrará em desuso com a popularização do OpenOffice.org 2 que traz um novo padrão de interoperabilidade com outros aplicativos de autoria de documentos para escritório. O padrão OASIS será usado inclusive pela Microsoft no MS Office o que deve reduzir bastante os conflitos entre usuários de suítes distintas. Como o padrão OASIS obrigará mudanças no padrão do arquivo do OOo o nome da extensão também será modificado para que os usuários não se confundam.

PS - PostScript                                                       
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial e pode ser diretamente enviado a impressoras mais atuais, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).

´
EPS - Encapsulated PostScript
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).




CDR-CorelDraw


O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.
O CorelDRAW surgiu em 1988, apenas em inglês. A última versão criada em 2009 se denomina Corel X5 ("X" em algarismos romanos =10 + 5= versão 15).

WMF-Windows Metafile
Windows Metafile (WMF - formato de arquivo) arquivo de Computador (ficheiro). Windows Metafile (WMF) É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows , originalmente implementado nos anos 90. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e essencialmente possuem em seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
WMF foi introduzido no Windows 3.0 inicialmente e é um formato nativo de imagem vetorial nas aplicações do Microsoft Office como Word, PowerPoint e Publisher.

Sem comentários:

Enviar um comentário