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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Introdução ao estudo da Teoria da Interatividade

A interface gráfica ou GUI (Graphical User Interfaces)  pode ter significados distintos. Em relação às Aplicações Informáticas, disciplina na qual se insere a criação deste blog,geralmente refere-se a uma forma de comunicação entre duas coisas distintas, permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais. A interface ou interacção gráfica utiliza dispositivos externos, como o teclado, o rato ou o joystick, com os quais o utilizador è capaz de interagir e manipular widgets (símbolos) agrupados em kits, obtendo um resultado prático.

Realidade Virtual, (Holografia, e/ou ambiente virtual), é uma tecnologia de interface avançada entre um utilizador e um sistema informático. O objetivo dessa tecnologia é envolver ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a perfilhar essa interação como uma das suas realidades momentâneas. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos informáticos que ajudam na ampliação do sentimento de presença do utilizador, estimulando quase todos os seus sentidos. Em suma, uma holografia apesar de ser um conjunto de relações intelectuais aproxima-se do universo real que conhecemos.

Existem diversos tipos de gadgets que nos transportam para umaRealidade Virtual e que estão disponíveis a todos. A principal característica desses equipamentos é que  podem ser: 
  • Estereoscópicos ou monoscópicos: uma ou duas cenas
  • Binoculares ou monoculares: um ou os dois olhos estimulados
  • Opacos ou translúcidos: substituem ou complementam a realidade objetiva
Dentre este equipamentos destacam-se:
Luvas para Realidade Virtual que são dispositivos que, através de sensores, detectam e medem os movimentos dos dedos. Os sensores podem ser mecânicos, ópticos ou híbridos. Ratos para interatividade com ambientes virtuais são capazes de tornar o ambiente participativo, seguindo os movimentos executados pelo utilizador. Existem características que variam de equipamento para equipamento. Alguns como o GyroPoint Desk podem trabalhar tanto em cima de uma mesa como no ar pois possuem um giroscópio e comunicação por rádio com o computador. Outros são capazes de medir a velocidade e força aplicada pelo utilizador. Para Realidade Virtual, encontramos também o que podemos chamar de simuladores. São equipamentos diversos que transmitem a realidade através de movimentos e vibrações. Escudos e cadeiras especiais são um exemplo disso. A roupa para Realidade Virtual é uma indumentária que permite a interação com o mundo virtual. O anel (Ringmouse) é um dispositivo que prevê as coordenadas 3D da sua localização no universo virtual. Sensores de movimentos e plataformas para aplicações são mais exemplos de dispositivos de Realidade Virtual que podem ser encontrados para tornar um ambiente muito mais interativo.Os capacetes interativos são, talvez, o dipositivo mais conhecido do mundo virtual e também aquele que mais estimula os sentidos.

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