Acerca de Nós!

A minha foto
Se tiveres alguma dúvida contacta-nos: magdaesandra.click@gmail.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

À Distância de um Click apresenta..( Parte II)

Seleção por contraste de cor e correção de uma seleção


Original


Editada


 
Aplicação de preenchimento a uma área da imagem

Original

Editada

Seleção por semelhança de cor em relação a um pixel específico
Aplicação de um padrão à seleção


Original

Editada



 

À Distância de um Click apresenta...

Utilizar uma seleção para provocar um efeito de moldura numa imagem



Original

Editada

Original

Editada

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Introdução ao software Photoshop

Olá caros leitores, anunciamos uma nova etapa. A etapa do Photoshop. Portanto a partir deste momento publicaremos os trabalhos realizados com este programa e esperamos ser um bom auxilio em relação a esta aplicação. Este programa , muitas vezes recorrido para recuperação de imagens é também frequentemente utilizado para montagens fotográficas para  revistas.
O software Photoshop foi concebido em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. É um programa caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais. Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Características do formato Vetorial

SVG- Scalable Vector Graphics
SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
O formato SVG, neste momento, permite três tipos de objetos gráficos:
  • formas geométricas vetoriais (isto é, linhas e curvas descritas matematicamente, ao contrário das imagens bitmap compostas por pixels)
  • imagens raster / bitmap
  • texto
Quanto ao armazenamento, as imagens no formato SVG podem ser gravadas com a compressão gzip, sem perda de dados , podendo-se chamar neste caso, ficheiros SVGZ (assim como a extensão). Devido ao XML conter muitos dados redundantes, pode ser comprimido, resultando em ficheiros bastante menores. No entanto muitas vezes, o formato SVG já é por si menor que a sua versão em raster.

SXD - OpenOffice.org DRAW
Formato do OpenOffice.org DRAW. O Formato permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.
Provavelmente esse formato entrará em desuso com a popularização do OpenOffice.org 2 que traz um novo padrão de interoperabilidade com outros aplicativos de autoria de documentos para escritório. O padrão OASIS será usado inclusive pela Microsoft no MS Office o que deve reduzir bastante os conflitos entre usuários de suítes distintas. Como o padrão OASIS obrigará mudanças no padrão do arquivo do OOo o nome da extensão também será modificado para que os usuários não se confundam.

PS - PostScript                                                       
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial e pode ser diretamente enviado a impressoras mais atuais, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).

´
EPS - Encapsulated PostScript
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).




CDR-CorelDraw


O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.
O CorelDRAW surgiu em 1988, apenas em inglês. A última versão criada em 2009 se denomina Corel X5 ("X" em algarismos romanos =10 + 5= versão 15).

WMF-Windows Metafile
Windows Metafile (WMF - formato de arquivo) arquivo de Computador (ficheiro). Windows Metafile (WMF) É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows , originalmente implementado nos anos 90. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e essencialmente possuem em seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
WMF foi introduzido no Windows 3.0 inicialmente e é um formato nativo de imagem vetorial nas aplicações do Microsoft Office como Word, PowerPoint e Publisher.

Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap


A informação bitmap pode conter muita informação. A compressão poderá reduzir o tamanho do ficheiro.. Reduzindo a imagem demais, também terá má influencia, porque perderá nitidez. Imagens Bitmap são simples de interpretar sempre que o RIP da impressora tenha memória suficiente. Os velhos equipamentos de PostScript de nível 1 poderão ter grandes problemas quanto as imagens (especialmente as line-art) sofrerem rotações, mas os mais recentes hardwares e softwares já têm grande poder de processamento para lidar com quaisquer efeitos sem problemas.
(Click para aumentar)


Bitmap vs Vetorial

Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e Vetorial. Alguns programas mais conhecidos que criam arquivo bitmap (pixel) são: Adobe PhotoShop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro e outros. Já programas que criam arte vetorial (também conhecidoas como arte orientada a objeto) são CorelDRAW,Illustrator, Freehand, RealDraw, Xara. O programa Flash também trabalha com vetorial, porém ele é mais destinado a construção de artes para a Internet. Esses programas cada vez mais integram num mesmo programa a manipulação dos dois tipos de arquivos.

As imagens do tipo bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixel. Para demonstrar essa construção está abaixo as ilustrações, nas quais estão demonstradas as características principais. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel.

A arte vetorial é diferente do procedimento da criação em pixels individuais, são criados objetos, como por exemplo retângulos e círculos. Mas nada de coordenadas matemáticas, destas formas, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

À Distância de um click- O Regresso ( Parte 1 )

Caros leitores  estamos de volta e começamos por desejar um excelente ano 2012 para todos. Aproveitem bem este ano, declarem-se às pessoas que amam e disfrutem ao máximo de todos os feriados e fins de semana porque vão ser os últimos pois o mundo vai acabar…estamos a falar da crise!
Brincadeiras à parte, esperamos que este período corra bem, e que possamos continuar a ajudar-vos com as nossas publicações . Este período as nossas publicações serão sobretudo acerca do Corel, do Flash e do Photoshop. Poderão ainda contar com as nossas habituais publicações musicais e brevemente poderão contar com um novo espaço no nosso blogue.
Ansiamos as vossas visitas e contamos com os vossos comentários para enriquecer o nosso blogue.

BOM ANO!